A ouvidora da Mulher do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora federal Ana Cristina Ferro Blasi, está representando a corte no III Encontro Nacional do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM). O evento, que acontece entre os dias 10, 11 e 12 de abril na cidade de Manaus, está ocorrendo em conjunto com o XVI Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE).
Os dois encontros reúnem magistradas e magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário brasileiro com o objetivo de trocar experiências de atuação e buscar melhorias na escuta da sociedade, no enfrentamento à violência contra as mulheres e no aprimoramento da prestação dos serviços por parte da Justiça.
O COJUM foi criado em 2023 com o objetivo de promover a articulação e o fortalecimento das ouvidorias judiciais no combate à violência e à discriminação contra as mulheres. O Colégio é composto por ouvidoras dos tribunais de todo o país, além de servidoras e servidores integrantes das ouvidorias.
Já o COJE foi fundado em 2011 com o objetivo de fomentar a atuação das ouvidorias da Justiça Eleitoral, atuando com base na transparência, visão sistêmica, ética e responsabilidade corporativa, buscando difundir o instituto de participação social e propondo diretrizes para uniformizar as ações das ouvidorias eleitorais no país.
A desembargadora Blasi participa simultaneamente dos dois eventos, pois, além de ser integrante do TRF4, ela está ocupando vaga de juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC). Assim como no TRF4, a magistrada também exerce a função de ouvidora da Mulher na corte eleitoral catarinense.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
A abertura dos eventos foi realizada ontem (10/4) no Teatro Amazonas, em Manaus (Foto: Imprensa/Tribunal de Justiça do Amazonas)
A desembargadora federal Ana Blasi (3ª da dir. para esq.), ouvidora da Mulher do TRF4, participou da solenidade de abertura (Foto: Imprensa/Tribunal de Justiça do Amazonas)
Diversas integrantes de Ouvidorias Judiciais das Mulheres do Poder Judiciário brasileiro participam do encontro (Foto: Imprensa/Tribunal de Justiça do Amazonas)