Na quinta-feira (11/4), às 17h, o TRT da 2ª Região inaugura o Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 2ª Região e o Espaço de Exposições no térreo do Ed. Sede (Rua da Consolação, 1272), em São Paulo-SP. A iniciativa é fruto de projeto multidisciplinar idealizado pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do órgão.
O local tem por finalidade preservar e difundir a trajetória da Justiça do Trabalho da 2ª Região, estimulando a conscientização quanto à preservação da história e da memória do Regional; promover conhecimento e reflexão sobre o mundo do trabalho; e tornar os acervos do Tribunal acessíveis à sociedade. Isso tudo por meio da realização de exposições físicas e virtuais, de ações educativas, culturais e sociais, além de visitas espontâneas e guiadas. Essas últimas devem ser agendadas pelo e-mail memoria@trt2.jus.br.
Entre as ações apresentadas no projeto estão os denominados Pontos de Memória, em que se pretende, por meio de cartazes, explicar um pouco da história dos personagens que dão nomes a salas e prédios localizados na jurisdição do TRT-2. Os primeiros são a Biblioteca Dr. Nebrídio Negreiros (no Fórum Ruy Barbosa) e a Sala de Audiência Francisco Pugliese (no 1º andar do Ed. Sede).
A exposição inaugural, que ocupará o saguão do térreo do edifício principal, denomina-se “Juntos pela Junta: os 80 anos da instalação da Justiça do Trabalho em Santos”. Os materiais expostos contarão sobre os esforços para inauguração e funcionamento da primeira vara trabalhista (à época chamada Junta de Conciliação) na cidade mais sindicalizada do país, fato ocorrido em abril de 1944.
Encontro nacional
Mantido o tema, o TRT-2 sediará debates e atividades relacionados ao IV Encontro Nacional de Memória do Judiciário (Enam). De 7 a 10 de maio, na capital paulista, os(as) inscritos(as) terão oportunidade de debater assuntos ligados aos eixos preservação, gestão e inovação e de participar de oficinas e visitas monitoradas. Também será realizada na ocasião a edição 2024 do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário.
Instituído por meio da Resolução nº 316/2020, o evento é organizado pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com cinco tribunais: Tribunal de Justiça de São Paulo, Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e Tribunal de Justiça Militar de São Paulo. Inscrições (até 12/4) e mais informações podem ser obtidas na página de divulgação do Enam do TJSP.