O Fórum Ruy Barbosa (FRB), um dos maiores símbolos da Justiça do Trabalho da 2ª Região, completa nesta terça-feira 20 anos de funcionamento. Inaugurado em 26 de março de 2004, é o maior fórum trabalhista do país e conta com 453.632 processos em andamento atualmente. Somente em 2023, mais de 150 mil novos casos foram distribuídos, ante 136 mil no ano anterior.
Antes da implantação do FRB, as varas do trabalho da capital, que até o fim dos anos 1990 eram conhecidas como juntas de conciliação e julgamento, estavam espalhadas em diferentes unidades no centro da cidade de São Paulo, dificultando a vida tanto de servidores(as) e magistrados(as), quanto de jurisdicionados(as) e seus(suas) patronos(as).
O prédio onde funciona o Fórum, projetado pelo arquiteto Décio Tozzi, se destaca pelo estilo brutalista – caracterizado pelo uso de materiais em estado bruto, em especial o concreto – e começou a ser planejado ainda em 1992. Embora construído em clima turbulento, sua inauguração representou um marco ao centralizar todos os serviços e permitir que as atividades passassem a ser realizadas em ambiente arejado e moderno. Hoje, circulam pelo estabelecimento cerca de 8 mil pessoas por dia.
Além das varas do trabalho, o edifício abriga diversas instalações disponíveis à comunidade jurídica e ao público em geral. A Escola Judicial, por exemplo, sedia uma série de eventos no auditório do 10º andar e também no principal, que recebem profissionais de diversas áreas do conhecimento para ministrar cursos e palestras. Consulte a programação.
Destaca-se, ainda, a biblioteca Dr. Nebrídio Negreiros, que possui acervo com mais de 170 mil registros bibliográficos disponíveis à população, incluindo audiolivros, textos em braile e também coleções raras. A consulta às obras está disponível para qualquer pessoa nas instalações do edifício. Clique para saber mais.
O local abriga ainda o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas, área que conduz em média 80 audiências diárias, incluindo as de conciliação e de homologação de acordos.
Visita monitorada
O FRB está aberto à visitação de estudantes por meio de visitas guiadas que acontecem no intervalo das 9h às 18h. Na ocasião, uma equipe do cerimonial acompanha o grupo de alunos(as) e o(a) docente responsável, que recebem noções do funcionamento da Justiça do Trabalho e seus serviços. É necessário agendamento. Relembre a primeira visita monitorada de 2024 e saiba como participar.