Nessa terça-feira (5/3), o TRT da 2ª Região recebeu a Comissão de Trabalho e Assuntos Sociais do Parlamento Alemão, formada por deputados do país europeu. Os participantes trocaram informações e experiências sobre o cenário do direito e processo do trabalho no Brasil e na Alemanha. Confira álbum de fotos neste link.
Entre os assuntos abordados, destacaram-se o volume processual, a estrutura de conciliação e mediação, o arcabouço legal trabalhista no Brasil e os movimentos grevistas. O recente desenvolvimento das discussões a respeito de trabalho por plataformas digitais também esteve em pauta.
A desembargadora-presidente da 2ª Região, Beatriz de Lima Pereira, aproveitou a oportunidade para dialogar sobre a estrutura legal de proteção ao emprego da Alemanha contra as dispensas imotivadas e como a abordagem do país europeu se compara com a do brasileiro.
Ao final do evento, a magistrada agradeceu a oportunidade de conversar com parlamentares de vertentes políticas distintas, ressaltando que o importante em uma democracia é o debate franco de ideias na busca por um país mais justo e igualitário.
Comitiva
Além da desembargadora, o TRT-2 foi representado, pela juíza auxiliar da presidência, Sandra Miguel Abou Assali Bertelli e pelo servidor Nicolino Simone Neto.
Pela delegação estrangeira, estiveram presentes as deputadas Beate Müller-Gemmeke, Anja Schulz e Gerrit Huy; os deputados Bernd Rützel, Matthias Birkwald, Martin Rosemann, Marc Biadacz, Max Straubinger; os(as) acompanhantes Astrid Mahler-Neumann (Assessora da Comissão), Manfred Brinkmann (Embaixada da Alemanha em Brasília), Rainald Baier (Embaixada da Alemanha em Brasília), além dos membros do Consulado Geral da Alemanha Joseph Weiß e Simon Preker.