A Justiça Federal em Curitiba recebeu, no dia 14/12, a visita de 75 estudantes de Direito do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Os alunos participaram do PVITA – Programa de Visitação Técnico-Acadêmica e de atividade no Cejure – Centro de Justiça Restaurativa da JFPR. O PVITA é oferecido desde 2015 e já recebeu mais de mil alunos, sendo coordenado pela Direção do Foro da Justiça Federal e pela Divisão de Documentação e Memória da Instituição (DDOCM).
A turma estava acompanhada das professoras Karla Pinhel Ribeiro e Mariel Muraro, e recebeu as boas-vindas no auditório da Justiça Federal. As Juízas Luciana da Veiga Oliveira, Diretora do Foro da JFPR, e Giovanna Mayer, coordenadora de inovação da Instituição, desejaram a todos uma visita proveitosa e enriquecedora.
No auditório, os alunos receberam a explicação da competência, estrutura e funcionamento da Justiça Federal, feita pela servidora Dulcinéia Tridapalli, da DDOCM, e do funcionamento do sistema eletrônico (eproc) e das carreiras na JF, realizada pelo servidor Alexandre César Nass, da 3ª Vara Federal de Curitiba.
Em seguida, os alunos visitaram, em grupos, as dependências da 3ª, 4ª, 5ª e 11ª Varas Federais, onde foram recebidos pelas juízas e juízes titulares e substitutos e pelos diretores de secretaria das unidades. Nestes locais foram demonstradas as Secretarias, as Salas de Audiências e os Gabinetes das Varas, além da competência de cada unidade e a forma de trabalho.
Na sequência os estudantes visitaram o LINC – Laboratório de Inovação e Criatividade da Justiça Federal, cuja apresentação dos objetivos e projetos ficou a cargo da servidora Márcia Ditzel. Depois, participaram de atividade no CEJURE com as facilitadoras Nice Wendling e Fabíola Kummer.
O grupo finalizou a visita à JFPR na Sala da Memória da Instituição, onde conheceu o acervo de processos históricos, móveis e objetos que retratam a História da Justiça Federal no Paraná.
Texto da Divisão de Documentação e Memória.
()
()