O Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi tema de evento on-line realizado no último dia 23/11 pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2). Além de trazer atualizações sobre o assunto, os especialistas que participaram do painel “Autismo, o que é e como incluir” falaram sobre formas de acolhimento das pessoas com TEA no ambiente de trabalho e responderam aos questionamentos dos espectadores.
A primeira apresentação abordou “Estratégias de Camuflagem no Ambiente de Trabalho: Desafios para Inclusão” e foi ministrada pela psicóloga Lygia de Oliveira de Jesus Pereira. De acordo com a profissional, que também está no espectro, as pessoas com o transtorno aprendem desde novas a disfarçarem os incômodos e sintomas em interações sociais.
“O indivíduo que tem TEA sem traços aparentes se camufla muito bem. Mas, mesmo assim, ele vai precisar do suporte. Não podemos ser rápidos para julgar, ter preconceito nem invalidar as queixas das pessoas. Se ela chega com essa queixa, é necessário acolher e fazer uma avaliação responsável”, afirmou.
Segundo ela, são sinais de alerta da camuflagem no trabalho: excesso de empatia; “autópsia social” diária (a pessoa revive os diálogos na cabeça pensando se agiu de forma estranha ou falou algo inadequado); crises existenciais; ansiedade ou culpa durante as interações; fuga de conflitos, absenteísmo e burnout.
E, para promover melhores experiências, os gestores e colegas devem valorizar as diferenças e competências; oferecer acomodações personalizadas; não julgar o silêncio como desinteresse e perguntar se existe algo que possa ser feito para que a pessoa execute melhor o trabalho.
O evento foi promovido pela Ejud-2, Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão e Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-2. Participaram também o psiquiatra Fabio Pinato Sato e a médica Raquel Del Monde, que abordaram “Compreendendo o Autismo de Nível 1: Perspectivas de Gênero” e “Suporte e Trabalhando Juntos: Compreendendo a Regulação Emocional no Autismo no ambiente de trabalho”, respectivamente. Assista o evento na íntegra neste link.