Nesta terça-feira (21), foi realizado o segundo dia do curso Mediação na Justiça Federal – Técnicas e Desafios, promovido pela Escola de Magistratura e servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis/TRF4). O evento acontece de forma presencial até amanhã (22), na sede da Seção Judiciária do Paraná (SJPR).
O curso é dirigido a juízes e juízas federais com atuação em conciliação e mediação, gestores dos Cejuscons, servidores e servidoras instrutores de conciliação da 4ª Região e pretende que os participantes possam aplicar ou identificar a aplicabilidade de metodologias autocompositivas em processos judiciais e, especificamente, conflitos fundiários.
Por meio de exposições dialogadas e debates entre os participantes, o evento proporciona a exposição e a discussão dos conteúdos pertinentes, tomando como referência obras e materiais indicados, bem como atividades em grupo.
Durante a parte da manhã houve debate sobre Diálogos Interinstitucionais sobre mediação, com Bruna Pfaffenzeller, Camila Kochanowski Simão e José Roberto da Cunha Peixoto, mediados por Leonardo Müller Trainini; o tema A mediação em conflitos fundiários também foi discutido e contou com a participação de Cláudia Maria Dadico, Catarina Volkart Pinto, Fernando Antonio Prazeres e Patricia Elache Gonçalves dos Reis Canela, com mediação de Claudia Marlise Alberton.
A parte da tarde foi toda dedicada a oficinas para se trabalhar com ferramentas de mediação, sob coordenação de Alfredo Fuchs, Carla de Sampaio Grahl e Michelle Roberta Bravo Bressan. Técnicas de escuta ativa, audição de propostas, troca ou inversão de papéis, sessões individuais, testes de realidade, entre outros, puderam ser aplicadas.
Os participantes foram divididos em grupos (seis no total) e a partir de uma história contada (o famoso conto Chapeuzinho Vermelho, do escritor francês Charles Perrault) puderam aplicar técnicas para mediar o conflito existente entre Chapeuzinho e o Lobo Mau. De acordo com o instrutor de mediação do TRF4, Alfredo Fuchs, os participantes puderam experimentar as técnicas de comunicação para fazer com que as partes cheguem a um acordo. “Eles puderam vivenciar na prática como é o trabalho do mediador”, finalizou.
()
()
()
()
()