A 11ª Vara Federal de Porto Alegre realizará amanhã (16/10) sessão do Tribunal do Júri que julgará a tentativa de homicídio contra dois policiais rodoviários federais. Os trabalhos serão presididos pelo juiz Roberto Schaan Ferreira no auditório do prédio-sede da instituição na capital com início às 9h.
O crime ocorreu no dia 2 de fevereiro de 2017, por volta das 20h, nas proximidades da Estação Niterói da Trensurb, na cidade de Canoas (RS). Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os dois agentes receberam, via rádio, comunicação sobre a ocorrência de roubo de um automóvel e de que os tripulantes do referido veículo tinham cometido diversos roubos a pedestres nas imediações. Ao avistarem o carro com os dois ocupantes, os policiais emitiram sinal sonoro e luminoso de parada.
De acordo com a denúncia, os dois homens efetuaram seis disparos de arma de fogo contra a viatura, assumindo o risco de eventual morte dos policiais, para garantir a impunidade dos crimes anteriormente praticados. Eles tentaram fugir com o carro, que acabou por colidir com um muro, e então correram, mas foram capturados. Os dois homens respondem por tentativa de homicídio qualificado, roubo de veículo e outros objetos pessoais e receptação de arma furtada.
Durante o julgamento pelo Tribunal do Júri serão ouvidas três testemunhas arroladas pelo MPF e, na sequência, os réus serão interrogados. Passada esta fase, a sessão plenária seguirá com os debates orais da acusação e das defesas. Tem a possibilidade, ainda, da réplica e da tréplica. E por último o juiz se reunirá com os jurados para votação dos quesitos.
Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)
Auditório já está pronto para sessão do Tribunal do Júri (Secos/JFRS)