JFPR assina acordo de cooperação técnica com a UFPR (21/03/2023)

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

Ocorreu na manhã desta terça-feira (21/03), a assinatura de Termo de Cooperação da Justiça Federal com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que proporcionará um passo a mais no setor da saúde, em específico, na área da medicina baseada em evidências, através do projeto de extensão intitulado “Núcleo de Apoio Técnico Judiciário – Saúde Baseada em Evidências na Indicação de Medicamentos”.

A cooperação se dará com a realização de notas técnicas em projeto coordenado pelo Curso de Medicina da UFPR. O convênio será uma ferramenta para qualificar as decisões judiciais que vão poder ser embasadas numa prática médica baseada em evidência científica, que utiliza a análise estatística dos efeitos dos tratamentos e procedimentos médicos. 

Será possível usar a melhor evidência científica disponível para a tomada de decisões em relação aos cuidados com os pacientes, aproveitando os avanços que a ciência oferece para melhorar e ampliar a assistência na saúde. A cooperação entre as instituições traz um ganho tanto para os estudantes de medicina, quanto para o Judiciário e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pois a expertise científica vai subsidiar as decisões judiciais. 

O termo assinado hoje vem a somar-se ao termo de cooperação já existente com a Universidade Federal do Paraná e o Hospital de Clínicas, que também confecciona notas técnicas em auxílio ao judiciário, por meio de seu corpo clínico.

Segundo o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, o documento oficializa mais um passo dado junto à Justiça Federal. “Foi um passo a mais que nós demos numa relação antiga que nós já temos com a Justiça Federal. Queremos incrementar ainda mais a nossa colaboração, o que testemunha mais uma vez o caráter estratégico e a importância das ações da UFPR para a sociedade em geral”.

O diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal José Antonio Savaris, destacou que o termo potencializará as respostas por parte da justiça, melhorando o nível de informação para tomadas de decisão. “Os cidadãos terão um ganho com isso, porque a justiça andará melhor e isso somente é possível pela adesão da universidade que se materializada nesse acordo de cooperação envolvendo o curso de medicina”. 

A juíza federal Luciana da Veiga Oliveira, coordenadora do Comitê Executivo da Saúde no Paraná, também estava presente na assinatura do acordo e disse estar satisfeita com a parceria. “Nós estamos muito felizes com a realização do convênio, reforçando a importância científica da medicina baseada em evidências”.

Com informações assessoria da UFPR.

Ricardo Marcelo Fonseca e José Antonio Savaris (Foto: Marcos Solivan)

Assinatura do termo de cooperação para o Projeto de Extensão intitulado “Núcleo de Apoio Técnico Judiciário – Saúde Baseada em Evidências na Indicação de Medicamentos” (Foto: Marcos Solivan)

O acordo foi assinada na manhã de terça-feira (21) (Foto: Marcos Solivan)