Nesta quarta-feira (26), um grupo de acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário UniOpet visitou a Sede da Justiça Federal do Paraná, no bairro Cabral, em Curitiba. A visita marcou a reativação do Programa de Visitação Técnico-Acadêmica (PVITA), mantido pela Divisão de Documentação e Memória da SJPR (DDOCM).
Os universitários foram recepcionados pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal José Antonio Savaris, pela diretora administrativa, Daniela Hideko Ynoue, e pelo diretor do DDOCM, Afonso César da Silva.
José Antonio Savaris deu as boas-vindas aos estudantes, agradecendo a participação de todos. “Eu considero muito valiosa esta iniciativa, fico muito feliz que nós estejamos recuperando este tempo que ficamos sem nos ver, com algumas iniciativas suspensas por razões de biossegurança e agora temos a oportunidade de dar as boas-vindas a vocês”.
Com a palavra, a diretora-administrativa, Daniela Hideko Ynoue, também desejou as boas-vindas para os 20 universitários presentes, relembrando um pouco de sua história na JF e da importância do serviço público para a sociedade.
Durante a visita, o diretor do DDOCM apresentou para os alunos o modo de funcionamento e as competências da Justiça Federal e tiveram a oportunidade de conhecer o sistema e-proc. Na sequência, os estudantes foram até a 20ª Vara Federal de Curitiba, onde foram recepcionados pela juíza federal Cláudia Brunelli que falou sobre o funcionamento da vara. Por fim, seguiram para a Seção de Memória Institucional para conhecer o acervo da Sala da Memória Fábio Luiz dos Santos.
Sobre o PVITA
Lançado em 2016, o programa é direcionado a estudantes das faculdades de Direito, com o objetivo de aproximar a teoria acadêmica da prática diária da Justiça Federal, oportunizando conhecer de perto e em tempo real os trabalhos desenvolvidos na prestação jurisdicional. O tempo estimado de duração da visita é de 2h.
COMSOC/JFPR (imprensa@jfpr.jus.br)
Diretor do Foro da SJPR, durante a apresentação da Justiça aos alunos de Direito. ()
Os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Sala da Memória da JFPR. ()