20 anos de Conciliações na Justiça Federal do Paraná (26/09/2022)

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

O mês de setembro de 2022 marca os 20 anos do início do Projeto de Conciliações na Justiça Federal do Paraná! Inicialmente idealizadas, em 2002, na Subseção Judiciária de Maringá em processos do SFH – Sistema Financeiro de Habitação, pelo Juiz Federal Erivaldo Ribeiro dos Santos, as conciliações alcançam hoje praticamente todas as matérias de competência da Justiça Federal.

Esta edição resgata importantes (e emocionantes!) histórias de Juízes e Servidores da JFPR, e também de funcionários da Caixa Econômica Federal e da Emgea – Empresa Gestora de Ativos, parceiras fundamentais no início do projeto em nossa Seccional. São 15 vídeos – 13 depoimentos e 2 reportagens recuperadas de 2005 e 2007 sobre o tema. Diante do sucesso do “piloto”, o Projeto foi estendido ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região e às Seções Judiciárias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Este “Momento Memória” traz, ainda, uma linha do tempo das conciliações na JFPR e na 4ª Região, um caso de sucesso em matéria ambiental em Ponta Grossa, e os prêmios obtidos pela JF4 em projetos bem sucedidos de conciliação. As histórias do Núcleo de Conciliações, dos Cejuscons e do Centro de Justiça Restaurativa, embora “irmãos” caçulas das Conciliações pioneiras de 2002, também estão neste número.

Memórias de emoção diante de mutuários que conseguiram manter suas casas depois de audiências de sucesso, “santinhos” no meio dos processos, “promessas” religiosas cumpridas depois do primeiro acordo, e outras histórias engraçadas e surpreendentes também fazem parte desta edição de 20 anos das Conciliações na JFPR!

Vamos ler juntos? É só clicar aqui: Momento Memória – 20 anos das Conciliações na JFPR.

()