Em 25 de julho, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (27/7), os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs-JT) de 1ª instância darão prioridade para processos que envolvam acidentes e doenças do trabalho.
As unidades atuarão em conjunto na elaboração e realização de pautas específicas para a tentativa de solução consensual dos conflitos dentro do tema, reforçando a importância da solução consensual e célere dos processos que envolvam acidentes e doenças do trabalho.
Para participar, acesse o Portal da Conciliação e inscreva seu processo que envolva acidente ou doença do trabalho em trâmite no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.
Para a iniciativa, magistrados(as) e servidores(as) vão colaborar enviando aos Cejuscs processos em que se discutem acidentes ou doenças do trabalho com potencial conciliatório.
A iniciativa apoia o Programa Trabalho Seguro, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que tem o objetivo de formular e executar projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.