No último dia 17, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região promoveu visita técnica de magistrados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e um ciclo de palestras no fórum trabalhista do município.
Os paineis abordaram a atuação da Justiça do Trabalho nos conflitos aeroviários (com o juiz Fernando Cesar Teixeira França); saúde e segurança dos profissionais (com o advogado Reginaldo Alves de Souza); além de jornada de trabalho e dilemas da terceirização (com o advogado Douglas Sabongi Cavalheiro).
Para a juíza Carolina Corsini, a iniciativa possibilitou novas reflexões sobre o trabalho dos aeroviários e aeronautas e aproximou os julgadores de uma realidade, que, apesar de parecer próxima, dada a frequência com que lidam com o tema nos processos, ainda era distante. “Com essa capacitação, obtivemos mais qualidade para entregar a prestação jurisdicional àqueles que nos confiam a tarefa de bem examinar e decidir suas demandas”, acrescentou.
Já para a diretora jurídica do aeroporto, Flávia Soto, a ação permitiu o compartilhamento de informações sobre projetos, trabalho e objetivos da instituição. “Admirável a iniciativa da Justiça do Trabalho de conhecer na prática o funcionamento e os desafios de tão importante serviço. Conhecimento é o caminho para a melhor prestação jurisdicional”, elogiou.