Semana da Inspeção encerra com balanço positivo e recepção à nova gestão (19/05/2023)

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

A Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região encerrou hoje (19/5) a Semana da Inspeção 2023. O evento, em clima informal, ocorreu no auditório do Prédio Anexo do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, e reuniu magistrados e servidores presencial e remotamente, tendo sido transmitido ao vivo pelo Youtube.

Com o tema “Paz nas mudanças”, a atividade, que ocorre anualmente, iniciou na Seção Judiciária do Paraná, na última segunda-feira (15/5), com uma palestra sobre “Comunicação Não-Violenta”.

O corregedor regional, Cândido Alfredo Silva Leal Júnior enfatizou a importância do trabalho presencial e do cultivo de um bom clima organizacional. “O espaço de atendimento à população deve ser preservado, ainda que tenhamos adotado ferramentas digitais que possibilitam o trabalho remoto”, ele pontuou.

“A impossibilidade de correição presencial devido à pandemia durante a gestão anterior fez com que eu estabelecesse por prioridade visitar as varas no interior da 4ª Região”, contou Leal Júnior, que esteve presencialmente em todas as 62 subseções judiciárias da 4ª Região durante os dois anos de atuação, entre 2021 a 2023.

O corregedor elogiou magistrados e servidores e chamou atenção para o fato de o trabalho ir se somando e ocorrendo com fluidez no tribunal e na primeira instância, tendo quase “vida própria”. Segundo o desembargador, são exemplos disso o projeto de equalização e regionalização das varas e o desenvolvimento do eproc.

Contato com a comunidade

A vice-corregedora, desembargadora Vivian Josete Pantaleão Caminha, que seguirá na mesma função durante o biênio 2023-2025, também esteve presente. Ela auxiliou a Corregedoria junto às Turmas Recursais.

Em sua manifestação, Caminha destacou como uma das marcas desta gestão o contato com a comunidade realizado por Leal Júnior aos visitar as OABs das cidades em que esteve. “O desembargador Cândido deixa uma marca na comunidade”, ela afirmou.

Também se manifestaram os juízes auxiliares da Corregedoria Marcos Josegrei da Silva e Gustavo Chies Cignachi. O primeiro ressaltou a oportunidade de desenvolver o contato com a corporação, que conta com mais de 400 magistrados, e o quanto o impressionou as “inúmeras formas de colaboração que as pessoas têm para com a instituição, com sugestões e ideias encaminhadas diariamente à Corregedoria”.

Já Cignachi destacou seu trabalho na atualização da equalização, agradecendo a todos que colaboraram.

“A paz é o único caminho”

O juiz federal José Luís Luvizetto Terra e a juíza federal Catarina Volkart Pinto falaram sobre o tema da Semana da Inspeção, reforçando a necessidade de buscar harmonia e entendimento dentro e fora da instituição.

“Todos que estão indignados com o momento atual, onde ocorrem ataques nas escolas, em que há violência sem medida, em que há desrespeito à dignidade da pessoa humana, eu só tenho um conselho: cultivem a paz, é o único caminho”, exortou Terra, que atuou nas atividades da inspeção, aconselhando a pacificação dos comportamentos tanto no mundo como em família e no trabalho.

Volkart Pinto definiu a Semana da Inspeção como uma oportunidade de olhar para dentro da instituição e para as pessoas que a compõem. “Propusemos com práticas restaurativas aprofundar um pouco mais os relacionamentos, aplicando um olhar mais humanizado”, explicou a magistrada, mostrando uma imagem com vários círculos restaurativos feitos nas diversas unidades judiciais.

Nova gestão

Após despedir-se do cargo, que deve deixar no próximo dia 23 de junho, agradecendo a todos que acompanhavam a cerimônia de encerramento, Leal Júnior deu espaço à nova titular da Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região, desembargadora Vânia Hack de Almeida.

A magistrada falou dos eixos de sua gestão, que serão o aprimoramento do sistema de acompanhamento das varas, o aprimoramento e desenvolvimento dos canais de comunicação e a transformação organizacional e digital.

Neste último eixo, a futura corregedora ressaltou a necessidade de uma reflexão sobre as ferramentas a serem adotadas. “Precisamos de ferramentas digitais que nos auxiliem, e não que nos substituam. Não podemos abdicar de nosso papel institucional. O tribunal vem trabalhando desta forma, sendo exemplo o projeto Tramitação Ágil”, observou Hack de Almeida.

A desembargadora aproveitou a ocasião para apresentar os juízes federais que atuarão na função de auxílio na Corregedoria na próxima gestão. Eles são Eduardo Tonetto Picarelli, Tiago do Carmo Martins e Graziela Soares, que atuarão, cada um, em um dos eixos.

 

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)

(E) Desembargadora Vivian, desembargador Leal Júnior, juiz Cignachi e juiz Josegrei (no telão) (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)

Corregedor falou sobre sua gestão (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)

Desembargadora Vânia falou dos eixos de sua gestão, acompanhada do juiz Martins (esquerda) e do juiz Picarelli (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)

Plateia dividiu-se entre participação presencial e remota (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)