Nos dias 19 e 20/10, a Justiça Federal do RS (JFRS) realizou a doação e entrega de 150 computadores, com respectivos kits teclado e mouse e 148 monitores ao município de Muçum e visitou a Delegacia de Polícia de Lajeado, a fim de planejar as próximas doações para a repartição.
Os equipamentos de informática doados fazem parte do “RE-DESTINA: programa de redestinação de bens”, que repassa a outros órgãos públicos bens que ainda estão em boas condições de uso, após serem substituídos por equipamentos mais modernos, no âmbito da instituição. As doações visam a repor as perdas provocadas pelas enchentes ocorridas em setembro de 2023 no Vale do Taquari, e serão utilizados principalmente nas áreas de Saúde, Educação e Cultura daqueles municípios.
Lajeado
No primeiro dia, a equipe da JFRS foi recebida na Delegacia de Polícia Regional de Interior (19ª DPRI), pelas delegadas Shana Luft Hartz, titular daquela delegacia, e Márcia Bernini Colembergue, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Lajeado.
Durante a visita, a equipe da JFRS teve a oportunidade de vislumbrar todos os estragos causados pela enchente nas dependências da delegacia. Em reunião, foi conversado o que seria possível contribuir, dentro das necessidades da Polícia Civil daquela localidade e os bens disponíveis para redestinação, da JFRS.
Muçum
Na sexta-feira (20/10) foi a vez do município de Muçum, um dos mais gravemente afetados pelas enchentes do Vale do Taquari, receber 150 computadores, com respectivos kits teclado e mouse e 148 monitores, entregues na própria sede da Prefeitura Municipal.
Em reunião realizada com a equipe da JFRS, estiveram presentes o prefeito Mateus Trojan e o vice-prefeito Amarildo Baldasso. O prefeito relembrou o pesadelo que foi quando as águas destruíram grande parte da cidade, incluindo uma das escolas, que hoje não existe mais. Mas a população está trabalhando na reconstrução da cidade, e o otimismo predomina: “Recebemos 150 computadores hoje, o que para um município do tamanho do nosso é bastante, então estamos muito agradecidos, porque será suficiente para suprir escolas e órgãos públicos, incluindo a Casa da Cultura”, declarou Baldasso.
Re-Destina
A equipe que viajou foi composta pelo vice-diretor do Foro da JFRS, juiz federal Fábio Dutra Lucarelli, atualmente em exercício da função de diretor, pela diretora da Secretaria Administrativa, Ana Paula Amaral da Silva Hollas, a diretora da Divisão de Apoio à Secretaria Administrativa, Taís Regina da Silva Chaves, e pela servidora Mariana Queiroz Ribeiro, da Divisão de Apoio à Infraestrutura e Eventos
()
Servidores carregam equipamentos de TI para dentro da Prefeitura de Muçum/RS ()
Prefeito de Muçum exibe o termo de doação dos 150 computadores e periféricos, com a equipe da JFRS ()
Reunião realizada na Delegacia de Polícia Regional de Interior ()