Psicóloga conversa com magistrados e servidores sobre como atravessar o momento de crise (11/07/2024)

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

A Escola de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis/TRF4) promoveu, na tarde de ontem (10/7), a palestra “Atravessando a Crise: o cuidado no possível”, com a psicóloga e professora Lis Andréa Pereira Soboll. O evento faz parte do Ciclo de Palestras – Enchentes no RS do Programa de Suporte e Acolhimento Frente à Calamidade Pública que a Justiça Federal da 4ª Região está realizando para abordar temas fundamentais sobre o enfrentamento das consequências emocionais e sociais da calamidade pública que se abateu sobre o Rio Grande do Sul com as chuva e enchentes ocorridas recentemente.

A palestra teve como objetivo estimular o olhar de cuidado como condição de enfrentamento da realidade e do cuidado do outro, no espaço possível de ação, e foi direcionada a magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região, além de juízes e servidores do TRT4 e do TJRS, e membros e servidores do MPU, DPU e MPRS. O evento foi realizado de forma telepresencial, com transmissão pela plataforma Zoom.

A abertura da atividade foi feita pela juíza Tani Wurster, que é a coordenadora da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação da Justiça Federal do Paraná (CPEA/JFPR). A magistrada explicou que o Ciclo de Palestras e o Programa de Suporte e Acolhimento Frente à Calamidade Pública “foram planejados para proporcionar fortalecimento emocional e potencializar os espaços de suporte e acolhimento mútuo para magistrados, servidores e colaboradores”.

O presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva, também participou do evento. “Esse é um momento de reflexão muito importante, para que a gente se prepare para cuidar de si e também para cuidar das pessoas que estão na nossa volta. A realidade de retomada após os desastres vai exigir muito cuidado recíproco para que possamos viver com saúde”, ele avaliou em sua fala.

Em seguida, a juíza Catarina Volkart Pinto, coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do TRF4 (NUJURE), falou sobre o projeto “Te Escuto”. Ela ressaltou que a iniciativa proporciona um canal de escuta e acolhimento para as pessoas do corpo funcional da 4ª Região que foram afetadas direta e indiretamente pelo desastre climático. “O ‘Te Escuto’ oferece um canal seguro para escuta e acolhimento individual, além de encaminhamento de necessidades, com o atendimento feito de forma online e baseado nos princípios e diretrizes de atuação da Justiça Restaurativa”, destacou Catarina.

Já Lis Andréa Soboll abordou a dimensão de mobilização para atravessar a crise. A palestrante é escritora, pesquisadora e professora universitária; graduada em Psicologia e mestre em Administração pela UFPR e doutora em Medicina Preventiva pela USP. Ela é consultora e palestrante especialista na temática do assédio e da relação saúde mental e trabalho. Foi assessora no gabinete da Reitoria da UFPR, entre 2018 e 2023; criou e coordenou o Programa “ConVida”, uma iniciativa de prevenção do suicídio e promoção da saúde mental na UFPR.

Durante a apresentação, a professora apontou que “não podemos escolher as crises, mas podemos escolher como atravessá-la, em certa medida, em algumas coisas nós podemos escolher, dentro daquilo que está em nosso alcance, para atravessarmos um momento sensível”.

A psicóloga discorreu sobre a necessidade de se olhar para a realidade da crise, “especificamente a realidade que vocês estão vivendo no RS, e para que olhar para isso? Para buscar caminhos de fortalecimento, caminhos de restauração, caminhos de ressignificado, caminhos possíveis para atravessar a crise”.

A palestrante ainda trouxe a reflexão de que o contexto de crise e de incertezas nos gera questionamentos. “Falar sobre crise é mais do que falar de perdas, é mais do que falar de sobrevivência. É também falar sobre a vida, sobre o viver, sobre o que nos liga, sobre o que nos conecta. É falar sobre o que nos falta, mas é também falar sobre o que nos significa, sobre o que é o viver no possível, qual o melhor possível para hoje”, ela concluiu.

Mais informações sobre o Ciclo de Palestras – Enchentes no RS do Programa de Suporte e Acolhimento Frente à Calamidade Pública podem ser acessadas no seguinte link: https://www.trf4.jus.br/JTj3T.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)

A psicóloga e professora Lis Andréa Pereira Soboll foi a palestrante do evento ()

A juíza Tani Wurster fez a abertura da palestra ()

O presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva, destacou a importância do tema abordado na palestra ()

A juíza Catarina Volkart Pinto também participou do evento ()