Na sexta-feira (7/6), estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vereadora Elisabet Titto, de Barueri-SP, apresentaram a cerimônia de encerramento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizado neste semestre na escola pela 2ª Região. Para mostrar o que aprenderam, os(as) jovens cantaram um rap autoral e fizeram dramatizações com assuntos vistos no programa. Ao final, receberam certificado de participação no TJC por meio das juízas Daiana Santos Monteiro, Rosa Fatorelli Tinti Neta e Tâmara Luiza Vieira Rasia. Acesse o álbum de fotos neste link.
De iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o programa foi lançado em 2023 no Regional. A intenção é aproximar o Poder Judiciário e a sociedade (em especial o público formado por estudantes e profissionais da educação) para disseminar os direitos garantidos pela legislação brasileira. A interação ocorre por meio de palestras, rodas de conversa, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita.
Os(as) estudantes da escola Elisabet Titto compõem a primeira turma recebida pelo Justiça e Cidadania em 2024. Este ano, o tema é “Trabalho Justiça e Cidadania – 20 anos semeando paz social, trabalho decente e inclusão”.
Para a juíza Daiana Monteiro, uma das coordenadoras do TJC, o encerramento foi marcado por emoção e união entre corpo docente e magistrados(as). “Foi muito lindo e emocionante ver o empenho dos alunos nas apresentações que preparam com o apoio dos professores, principalmente do querido professor Felipe. Muito obrigada a todos(as)”, completou.