Presidentes de tribunais gaúchos se reúnem para promover ações conjuntas (02/06/2022)

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, e o corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região, desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Junior, participaram ontem (1/6) de encontro com lideranças do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. O principal objetivo é promover o fortalecimento e a valorização dos órgãos da Justiça. 

O encontro ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). Estavam presentes o presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, a presidente do Tribunal de Justiça (TJ/RS), desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, e o presidente do Tribunal de Justiça Militar (TJM/RS), desembargador Amilcar Macedo. Representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), desembargador Francisco José Moesch, participaram a diretora-geral do órgão, Ana Gabriela de Almeida Veiga, e o assessor-chefe da Presidência, Fernando Augusto Assumpção Neto. 

“Não há como termos um país em boas condições e uma democracia forte se não tivermos instituições fortes. Isso vale para o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Sem Judiciário forte, não há respeito à cidadania e aos direitos, nem democracia”, disse Valle Pereira.

Grupos de trabalho

A reunião encaminhou a criação de redes de contatos específicas dos presidentes, corregedores, juízes auxiliares, diretores-gerais e outras áreas técnicas dos Tribunais, para iniciarem os trabalhos. Uma próxima reunião presencial será agendada para o segundo semestre, na sede do TRF-4.

Um dos grupos de trabalho já tem uma missão: a organização do III Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário, evento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que será sediado pelos tribunais gaúchos em maio de 2023.

Também presente no encontro, o vice-presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa, propôs a criação de um Centro de Inteligência composto por um membro de cada Tribunal. Esse grupo teria a incumbência de tratar questões jurisdicionais amplas, como ações repetitivas.

Com informações da Imprensa/TRT4
 

Reunião aconteceu na sede do TRT4, em Porto Alegre (Foto: TRT4)

Desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, presidente do TRF4 (Foto: TRT4)

Desembargador federal Leal Júnior, corregedor da JF4 (centro) (Foto: TRT4)

Generated by Feedzy