Presidente do TST participa do lançamento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania no TRT-2

Nesta sexta-feira (19/5), no auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, em São Paulo-SP, aconteceu o lançamento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania no âmbito do TRT da 2ª Região (TRT-2). O programa tem por objetivo aproximar o Poder Judiciário e a sociedade, em especial o público formado por estudantes e profissionais da educação.

Entre os presentes, estiveram o ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente do Tribunal Superior do Trabalho; a desembargadora Beatriz de Lima Pereira, presidente do regional; e o juiz Bruno José Perusso, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (confira ao final a relação completa da mesa diretora).

Na abertura, a desembargadora Beatriz de Lima Pereira destacou que a iniciativa é “fundamental para a concretização da garantia de acesso ao Poder Judiciário estabelecida na Constituição Federal”, à medida que permite que os cidadãos e as cidadãs de todas as idades tenham conhecimento dos seus direitos. 

A magistrada deixou também uma mensagem de agradecimento aos alunos presentes: “Nós, juízes, repassamos alguns conhecimentos sobre o direito, e vocês, jovens estudantes, enriquecem as nossas vidas nos repassando as suas vivências. Dessa troca saímos todos enriquecidos e fortalecidos para a construção de uma sociedade mais justa”. 

Ela lembrou ainda que, em 2004, teve o privilégio de integrar a comissão que elaborou a primeira cartilha em quadrinhos voltada ao público jovem, a “Cartilha do Direito Internacional do Trabalho em quadrinhos” (confira aqui a versão em PDF).

Fechando a cerimônia, o ministro Lelio Bentes Corrêa parabenizou a iniciativa, deixando um recado de esperança aos estudantes. “O primeiro passo para nós, juntos, eliminarmos a injustiça e as desigualdades é sonhar. Vocês, com toda certeza, vão alcançar. Dediquem-se, respeitem os direitos dos outros, mas exijam que seus direitos sejam respeitados, e nos ajudem a construir esse mundo mais justo, fraterno e solidário”.

Compareceram à cerimônia alunos(as) e professores(as) da EMEIEF Prof. João Tibúrcio Silva Filho (escola municipal de educação infantil e ensino fundamental), localizada no município de Barueri-SP. Confira o álbum de fotos neste link.
 

   

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

Criada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a iniciativa visa levar ao conhecimento dos cidadãos os direitos garantidos pela legislação brasileira. Presente em diversas cidades do país, o programa tem permitido que magistrados do Trabalho se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes como dos profissionais de educação. A interação ocorre por meio de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita.  Saiba mais aqui.

Mesa de abertura

Além dos nomes citados, compuseram a mesa de abertura o desembargador Alvaro Alves Nôga, diretor da Ejud-2; a desembargadora Maria Elizabeth Mostardo Nunes, vice-presidente administrativa do TRT-2; o desembargador Eduardo de Azevedo Silva, corregedor do TRT-2; a desembargadora Sueli Tomé da Ponte, ouvidora do TRT-2; a juíza Patrícia Pereira de Sant´Anna, diretora de comunicação social da Anamatra; o juiz André Dorster, diretor de cidadania e direitos humanos da Anamatra; a juíza Caroline Cruz Walsh Monteiro, diretora de direitos humanos da Amatra-2; e a juíza Daiana Monteiro Santos, coordenadora do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania na 2ª Região.

Generated by Feedzy