Ouvidorias públicas podem se inscrever na II Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos

Estão abertas as inscrições para a II Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, cujo objetivo é levar ao conhecimento da sociedade, durante todo o mês de junho, as atividades desenvolvidas pelas ouvidorias públicas do país. A adesão à campanha pode ser feita até 10 de junho, por meio deste formulário eletrônico.

Integrado pela Ouvidoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o comitê de organização da maratona também conta com a participação da Ouvidoria-Geral da União (OGU), da Ouvidoria da Empresa Brasileira de ##Comunicação## (EBC) e da Ouvidoria da Câmara dos Deputados.

Segundo a ouvidora auxiliar do STJ, Tatiana Aparecida Estanislau de Souza, esse é o primeiro ano em que o tribunal participa da campanha. Ela destacou a importância da maratona para “sensibilizar os cidadãos sobre seus direitos, enquanto usuários de serviços públicos, mostrando a possibilidade de participarem da administração pública por meio das ouvidorias, para apresentar sugestões, elogios e reclamações”.

Divulgação do papel das ouvidorias

De acordo com o regulamento da maratona, podem participar as ouvidorias públicas de todos os níveis da federação e de todos os poderes. Elas devem compartilhar em suas redes sociais, entre os dias 1º e 30 de junho, cards sobre os direitos garantidos aos usuários de serviços públicos pela Lei 13.460/2017, o papel da ouvidoria na garantia desses direitos, as oportunidades de participação dos usuários e informações sobre as cartas de serviços do órgão ou entidade.

Será possível utilizar o material de campanha, o qual poderá ser editado pelo órgão ou entidade. Novas peças também podem ser utilizadas, desde que sigam a temática, a identidade e a logo da maratona. Todas as publicações relacionadas à campanha devem conter a hashtag oficial #essedireitoédetodos e o link da ouvidoria.

Ao final, o comitê de organização ranqueará as ouvidorias, por categoria, somando-se as visualizações das publicações realizadas. Para cada categoria, serão premiadas três ouvidorias que vão receber troféus e certificados expedidos pela Rede Nacional de Ouvidorias. As vencedoras também serão reconhecidas pela OGU, da Controladoria-Geral da União (CGU), em evento da Rede Nacional de Ouvidorias, nas redes sociais da CGU e na página ouvidorias.gov.br; e pela EBC, por meio de sua rede de difusão de notícias.

Generated by Feedzy