Judiciário é um dos signatários do pacto pela transformação ecológica; confira outros eventos com representação do Tribunal

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

Ao longo dessa semana, a Justiça do Trabalho da 2ª Região foi representada em diferentes eventos em Brasília-DF pelo desembargador Valdir Florindo, eleito presidente para o biênio 2024/2026.

Na quarta-feira (21/8), no Palácio do Planalto, foi firmado o pacto pela transformação ecológica entre os Três Poderes. A iniciativa, alia Executivo, Legislativo e Judiciário em torno de uma agenda ambiental e climática em favor do desenvolvimento do país.

O documento foi assinado pelos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; do Senado, senador Rodrigo Pacheco; e da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira.

Por meio do ajuste, caberá ao Poder Judiciário adotar medidas para agilizar demandas judiciais que envolvam a temática ambiental, fundiária e climática, inclusive com a definição de metas e protocolos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Conheça detalhes do pacto e fotos do evento.

Reunião no CNJ

Na mesma data, representantes de tribunais, membros da Rede de Governança Colaborativa do Judiciário e servidores (as) da área de gestão estratégica participaram da 2ª Reunião Preparatória para o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário. O encontro teve abertura do presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e aconteceu na sede do conselho.

O objetivo foi debater as políticas e programas em execução no Judiciário, e acompanhar o desenvolvimento da Estratégia Nacional 2021-2026. Além do desembargador Valdir Florindo, participou do encontro o servidor Márcio Milan, da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica. Confira a programação neste link.

Posse de ministro

O último compromisso com presença do Tribunal da 2ª Região foi a posse do ministro Fabrício de Matos Gonçalves na tarde de quarta (21/8). A solenidade aconteceu na sede do Tribunal Superior do Trabalho e foi conduzida pelo presidente do órgão, ministro Lelio Bentes Corrêa. 

Natural de Brasília de Minas (MG), o novo ministro tem mestrado em direito do trabalho pela PUC-Minas e ocupa vaga destinada à advocacia, em razão de aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira. Veja texto e fotos da cerimônia.