De 28 a 30 de junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove o IX Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Judiciário. O seminário será realizado em formato virtual e terá transmissão ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.
O público interessado em se inscrever no evento deve clicar neste link – haverá certificado de participação para os inscritos. Confira aqui a programação completa do seminário.
A cada edição, o encontro incorpora e debate novos temas relacionados ao planejamento sustentável. Nesta edição, a palestra de abertura do evento será realizada pelo filósofo ambientalista Ailton Krenak.
Serviços virtuais mais humanizados
Neste ano, um dos temas em debate no evento será a ampliação do acesso à Justiça e a humanização do digital. No dia 29, o titular da Secretaria Judiciária do STJ, Augusto Gentil, apresentará uma pílula de caso prático sobre o Balcão Virtual. Segundo ele, o projeto é um desdobramento da necessidade de criação de novos canais de atendimento virtual para o cidadão, com o diferencial de proporcionar uma experiência mais humanizada.
“Durante nossas interações com o público, ouvimos o que a sociedade tinha a dizer sobre os serviços do STJ. Percebemos que, além da necessidade de aperfeiçoar alguns serviços virtuais, era preciso entregar um atendimento mais humanizado, além da mera prestação de serviço. Nada mais apropriado que o Tribunal da Cidadania desenvolver novos produtos e serviços proporcionando o contato direto do servidor com o jurisdicionado”, afirmou.
Também no dia 29, estão programados debates sobre inovação e sustentabilidade, adoção de facilities na gestão predial e novos arranjos de contratações para soluções complexas.
Experiências de vida e práticas cotidianas para um mundo mais sustentável
No primeiro dia do evento, painéis debaterão a regulamentação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Decreto 11.043/2022) e a recente instituição do certificado de crédito de reciclagem, o Recicla+, pelo Decreto 11.044/2022.
O último dia também contará com uma série de discussões, com destaque para o painel sobre análise de ciclo de vida e a nova Lei de Licitações.
Em todos os dias do seminário, os participantes poderão acompanhar o quadro Histórias que Transformam, momento em que diferentes pessoas compartilham suas experiências de vida e ajudam a repensar práticas cotidianas na direção de um mundo mais sustentável, justo e cooperativo.
Toda a programação do IX Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Judiciário tem como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – metas globais definidas pelas Nações Unidas em busca da erradicação da pobreza, da proteção do meio ambiente e da garantia de paz e prosperidade para as pessoas em todo o planeta.