Hoje é Dia D – 5 de setembro, Dia da Amazônia (05/09/2022)

O dia 5 de setembro foi escolhido para celebrar a região amazônica como homenagem à data em que foi criada a Província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II, nos termos da Lei nº 582, de 5 de setembro de 1850. A província é hoje o atual estado do Amazonas. A data também marca o Dia Internacional da Mulher Indígena.

A importância vital da região amazônica para o Brasil e para o planeta é inconteste. Suas abundantes fauna e flora, sua biodiversidade – fonte de matérias-primas de medicamentos e alimentos – bem como a riqueza cultural e humana das comunidades que a habitam, fazem da região fonte de vida para o mundo! Porém, diante das ameaças que vem sofrendo, com a intensificação de sua ocupação desordenada e a exploração não-sustentável de seus recursos, nunca foi tão importante conhecer e refletir sobre a Amazônia!

Esta edição está repleta de informações. Começamos pelo nome do Estado que concentra a maior parte da região no Brasil, o Amazonas, cujo nome remete às cavaleiras amazonas da mitologia, porém com foco na tribo das “Ycamiabas”, índias descritas pelo espanhol Francisco Orellana, em 1542.

Também abordamos os “rios voadores”, o encontro das águas, a “Amazônia Legal” e as leis de preservação ambiental, algumas espécies da fauna e da flora símbolos da região, como a arara canindé e a vitória-régia, e algumas lendas amazônicas – como do muiraquitã, do boto cor-de-rosa e do curupira.

Esta “Hoje é Dia D” também traz o depoimento de um servidor da JFPR que já morou na região amazônica… A edição também aborda algumas tribos indígenas isoladas que lá habitam, e os problemas que afetam a região, como o desmatamento, as queimadas, o garimpo ilegal e a grilagem de terras.

Um passeio virtual pela floresta (sim, é possível!), uma visita à exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos” e ao Instituto Terra, fundado pelo fotógrafo Sebastião Salgado, também estão na revista.

Ahhh… divulgamos ainda o vencedor do sorteio de um pôster da coleção “Amazônia”, autografado pelo próprio Salgado, dentre os participantes da III Exposição Virtual da Memória Institucional da JFPR – Retratos da História.

Então, está ou não está imperdível esta edição? Se eu fosse você, não perderia por nada essa revista!

Vamos conferir? Só clicar: 5 de setembro, Dia da Amazônia.

()

Generated by Feedzy