A Justiça Federal celebrou, na terça-feira (16/11), 30 anos de instalação na cidade de Novo Hamburgo (RS). O evento reuniu mais de 200 pessoas, entre convidados, magistrados, servidores, estagiários, colaboradores, familiares e representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.
A cerimônia foi conduzida pelo desembargador federal Fernando Quadros da Silva, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), tendo como co-anfitriões a diretora do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS), juíza federal Carla Evelise Justino Hendges e do diretor do Foro da Subseção Judiciária de Novo Hamburgo, Alex Péres Rocha. O evento também contou com a participação da desembargadora federal Taís Schilling Ferraz, do TRF4, que foi a primeira juíza a atuar na então Vara Federal de Novo Hamburgo; do Presidente da AJUFERGS, juiz federal Guilherme Maines Caon; da seccional da OAB/RS, representada pela advogada Fabiana Pedroso Paz; do Ministério Público Federal, representado pelo procurador da República Celso Antônio Três; além do Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal, Renato Scalabrini, e da Gerente da Agência do Banco Unicredi, Camila Girotto de Mattos.
O juiz federal Alex Péres Rocha relembrou que a chegada da JFRS na cidade decorreu principalmente da iniciativa da comunidade local, em um momento interiorização da Justiça. O diretor do Foro da Subseção de Novo Hamburgo pontuou que é uma honra, no dia a dia, ter a oportunidade de distribuir Justiça à população da região, independentemente de ser magistrados, servidores, estagiários, colaboradores. Ele destacou que o maior patrimônio da JFRS são as pessoas: “o quadro de pessoal da JF de Novo Hamburgo é muito qualificado, preocupado com a prestação jurisdicional séria e célere; temos a certeza de que, para todos, o processo mais importante é o que estamos analisando neste momento”. Rocha agradeceu à comissão organizadora todo o carinho e cuidado para preparar o evento, e finalizou declarando: “É uma honra estar celebrando 30 anos da Justiça Federal em Novo Hamburgo; aqui se trabalhou com o coração desde a fundação, se trabalha até hoje e sempre se trabalhará com o coração”.
A diretora do Foro da JFRS, juíza Federal Carla Evelise Justino Hendges, destacou como o crescimento da JFRS na região de Novo Hamburgo, onde hoje existem hoje seis varas federais e ainda possui jurisdição sobre duas Unidades Avançadas de Atendimento (UAAs), é o resultado do trabalho de todos que por ali passaram, magistrados, servidores e estagiários. “Tenho orgulho de ter passado seis anos trabalhando aqui, em uma ótima época, de muito aprendizado para mim, e vir hoje aqui rever as pessoas é muito emocionante, agradeço a todos que fizeram parte desta história”, afirmou.
A desembargadora federal Taís Schilling Ferraz relembrou suas primeiras experiências como magistrada em Novo Hamburgo, quando foi instalada a primeira vara federal, em 1993. “Naquela época, a Justiça Federal estava iniciando sua interiorização, e ainda não tínhamos as soluções de estrutura que temos hoje, em termos de recursos, autonomia administrativa e financeira para trabalhar”, comentou. Ferraz relatou que, em Novo Hamburgo, foi fundamental o apoio da comunidade, pois foi esta mesma comunidade que se reuniu à época, visando a implantação de uma vara federal. “A OAB se envolveu muito na época também, buscando apoio junto aos prefeitos, e ao longo destes 30 anos, a JFRS criou suas próprias condições desenvolvimento; hoje temos seis varas, temos duas UAAs e é muito bonito ver como tudo se desenvolveu” concluiu a desembargadora, prestando suas homenagens aos colegas da época.
Antes de encerrar os trabalhos, o presidente do TRF4, desembargador federal Fernando Quadros da Silva, em nome do Tribunal, agradeceu “aos servidores e magistrados que trabalharam para que estivéssemos aqui nesta data comemorando os 30 anos da JFRS em Novo Hamburgo, e o sucesso deste evento já é uma prova da integração da grande família da Justiça Federal”. O presidente ainda destacou que a imagem de um órgão público é, em grande parte, o resultado da postura dos servidores no dia a dia, na relação com o jurisdicionado, com a comunidade e com as instituições. “Contamos com estar aqui, novamente daqui a mais 30 anos, repetindo esta celebração”, concluiu.
Secos/JFRS (secos@jfrs.ju.br)
Evento contou com a participação de outras instituições (Secos/JFRS)
Diretora do Foro da JFRS (E), presidente do TRF4 e diretor do Foro da JF em Caxias do Sul (Secos/JFRS)
Desembargadora Ferraz (E) foi a primeira juíza federal de Novo Hamburgo (Secos/JFRS)