Evento destaca ações de responsabilidade socioambiental no Poder Judiciário

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

 

Em celebração ao 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o TRT da 2ª Região lançou oficialmente a campanha institucional “Caminhos para a Transformação: ESG no TRT-2”. O principal destaque do evento, realizado no Fórum Ruy Barbosa, em São Paulo-SP, foi a palestra sobre conceitos de governança ambiental, social e corporativa aplicada ao mercado de trabalho e ao Judiciário, ministrada por Victoriana Gonzaga, especialista em desenvolvimento sustentável, responsabilidade corporativa e direitos humanos. Confira o álbum de fotos.

A palestrante defendeu o papel central do Judiciário, sobretudo o trabalhista, em fornecer respostas à sociedade sobre questões ambientais, sociais e de governança tanto em âmbito interno, quanto externo, esse último relacionando-se com os entendimentos a respeito de temáticas que impactam o mercado de trabalho.

Victoriana discorreu também sobre a atuação dos órgãos jurisdicionais diante dos sistemas internacionais de proteção de direitos humanos, especialmente em um momento no qual a Organização das Nações Unidas reconhece o meio ambiente saudável como direito fundamental.

A especialista relacionou ainda os grandes desafios das empresas e dos governos no que diz respeito ao emprego verde: ainda há um longo caminho a ser trilhado para se definir como fazer uma transição para uma economia sustentável, como buscar qualificação e educação nesse novo cenário, entre outros.

Ao abrir o evento, a desembargadora-presidente Beatriz de Lima Pereira ressaltou a importância de colocar a preservação do meio ambiente como tema central da humanidade, sobretudo no cenário atual em que as catástrofes climáticas se mostram mais frequentes, como é o caso da que atinge a região Sul do Brasil.

A desembargadora Regina Duarte, presidente da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental do Regional, destacou os esforços do Tribunal em cumprir metas ambientais e a importância da parceria com a Escola Judicial do TRT-2 (Ejud-2) para trazer mais reflexão sobre temas essenciais para o futuro das próximas gerações.

Também estiveram presentes na mesa de abertura o desembargador Homero Batista Mateus da Silva, vice-diretor da Ejud-2, a juíza Regina Celi Vieira Ferro, vice-coordenadora do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do TRT-2, e a juíza Aline Nogueira e Oliveira Brandão, coordenadora do Comitê Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-2.

Além do encontro, o Regional promoveu na praça do Fórum Ruy Barbosa uma feira orgânica com venda de produtos e uma palestra sobre plantas alimentícias não convencionais seguida de degustação.