A Secretaria de Segurança Institucional do TRT da 2ª Região recebeu, na última sexta-feira (19/7), o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) João Paulo Schoucair. Promotor de Justiça do Ministério Público, é também presidente do Comitê Gestor de Segurança do Poder Judiciário e veio conhecer as instalações do Centro de Treinamento da Polícia Judicial, localizado na Unidade Rio Branco. O objetivo da visita foi observar a experiência do Regional no que diz respeito à estrutura de segurança, considerada referência no país.
Na mesma data, o conselheiro acompanhado do secretário de Segurança do Supremo Tribunal Federal, Marcelo Schettini, fez visita institucional à desembargadora-presidente do TRT-2, Beatriz de Lima Pereira. Também participaram o desembargador Fernando Álvares Pinheiro e convidados.
Segundo João Paulo Schoucair, uma das atividades do Comitê é a uniformização da segurança no Poder Judiciário e, para isso, o grupo conhece de perto a segurança de tribunais considerados de excelência para aprimoramento de práticas nos órgãos.
“A Polícia Judiciária do TRT-2 é um serviço que vem sendo construído ao longo de várias gestões e esse diálogo aberto entre a Presidência e a Segurança Institucional é digno de registro. Deixo essa moção de aplausos tanto para nossa presidente quanto para os policiais judiciários”, acrescentou.
Na ocasião, o diretor da Secretaria de Segurança Institucional, Hélcio Nalon, realizou uma apresentação para o conselheiro na qual exibiu, entre outras informações, números relacionados à atividade, como quantidades de apreensões, diligências e ações de segurança e investigações. Em seguida, foi feita uma demonstração de treinamento da Divisão de Serviços e Operações Especiais.
Para Nalon, trabalhar em um órgão referência em segurança no Poder Judiciário é importante, entretanto, pontua que esse reconhecimento não tira o foco e objetivo da equipe de melhorar e aprimorar o trabalho cada vez mais.
O Centro de Treinamento da Polícia Judicial é um espaço que permite aos agentes do TRT-2 e outros órgãos visitantes capacitações teóricas e práticas, com treinamentos que visam garantir a segurança de magistrados(as), oficiais de justiça, além de oferecer cursos para servidores(as), como o de defesa pessoal para mulheres.