A Escola da Magistratura e Servidores (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) iniciou, nesta quarta-feira (09), o Encontro da Conciliação e da Justiça Restaurativa. O evento acontece na sede da Justiça Federal do Paraná (JFPR) sob a coordenação do desembargador federal, Hermes Siedler da Conceição Júnior e da juíza federal substituta, Catarina Volkart Pinto.
O objetivo do curso, que vai até a próxima sexta-feira (11), é o de promover conhecimentos sobre a metodologia autocompositiva em processos judiciais, que são métodos de resolução de conflitos em que as próprias partes envolvidas buscam chegar a um acordo. O público-alvo é composto por juízes e juízas federais e servidoras e servidores da Quarta Região, além de convidados dos outros Regionais (TRF1, TRF2, TRF3 e TRF5).
O desembargador Roger Raupp Rios participou da abertura e deu as boas-vindas para o público formado por mais de cem pessoas presentes. Em seguida, o desembargador Hermes Siedler da Conceição Junior, falou da importância da Justiça Restaurativa e Conciliação. Ele lembrou que, mais que um momento de aprimoramento, partilha e de aprendizado, o evento é um espaço para celebrar e coroar “os avanços dos esforços dos servidores e servidoras, magistrados e magistradas, que se dedicam diariamente à atividade da Conciliação e da Justiça Restaurativa”.
O desembargador também destacou que a Justiça Federal da 4ª Região vem sendo surpreendida com novas iniciativas “que buscam uma forma mais humana, fraterna e solidária de se construir a Justiça”.
A juíza federal, diretora do foro da JFPR, Luciana da Veiga Oliveira, comemorou a iniciativa da Emagis em sediar em Curitiba o Encontro. “Eu penso que desenvolver competências de alta composição em restaurativas é cada vez mais essencial para o exercício da atividade jurisdicional”, frisou.
A juíza federal Catarina Volkart Pinto argumentou que o sistema de conciliação vem crescendo a cada ano que passa e que proporcionalmente a estrutura do Justiça tem ampliado os setores de atendimento para os mais diversos tipos de conflitos e temas. “Podemos dizer que temos muito orgulho de tudo isso que vem sendo construído. De toda essa estrutura que cresce e que se consolida com o tempo”, enalteceu a juíza.
Os temas das palestras irão abordar desde as boas práticas da Instituição para facilitar neste processo até os desafios que a conciliação pode trazer. Além disso, o curso busca compreender a Política Judiciária Nacional e o Sistema de Conciliação na Justiça Federal da 4ª Região com o objetivo de identificar formas de resolver conflitos com o viés restaurativo e conciliatório.
Acesse a programação completa: https://bit.ly/ProgramaçãoConciliação
Os temas das palestras irão abordar desde as boas práticas da Instituição para facilitar neste processo até os desafios que a conciliação pode trazer | Foto: Victor Lobo Guimarães (Foto: Victor Lobo Guimarães)
O evento acontece na sede da JFPR sob a coordenação do desembargador federal, Hermes Siedler da Conceição Júnior e da juíza federal substituta, Catarina Volkart Pinto | Foto: Victor Lobo Guimarães (Foto: Victor Lobo Guimarães)
A juíza federal Catarina Volkart Pinto afirmou que o sistema de conciliação vem crescendo e que a estrutura do Justiça tem ampliado para esse atendimento | Foto: Victor Lobo Guimarães (Foto: Victor Lobo Guimarães)
A juíza federal, diretora do foro da JFPR, Luciana da Veiga Oliveira, comemorou a iniciativa da Emagis em sediar em Curitiba o Encontro | Foto: Victor Lobo Guimarães (Foto: Victor Lobo Guimarães)
O desembargador Roger Raupp Rios participou da abertura e deu as boas-vindas para o público formado por mais de cem pessoas presentes | Foto: Victor Lobo Guimarães (Foto: Victor Lobo Guimarães)