Para debater temas sociais relevantes, o Fórum Ruy Barbosa sedia, nesta quinta-feira (20/6), o “1º Congresso – Trabalho e Sociedade da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP)”. O evento reúne ao longo do dia membros da advocacia e magistrados(as), marcando o Dia do(a) Advogado(a) Trabalhista.
Na abertura do encontro, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), desembargadora Beatriz de Lima Pereira, destacou a importância de iniciativas que unem diferentes ramos na melhoria da prestação jurisdicional e na defesa das prerrogativas da Justiça do Trabalho.
“Minha presença aqui é o registro do reconhecimento da importância da união entre todos os envolvidos no Poder Judiciário: advocacia, magistratura e Ministério Público. Sem esse diálogo, a prestação jurisdicional não é eficiente”, afirmou, saudando a plateia.
Por ocasião da data comemorativa, o presidente da AATSP, Afonso Paciléo Neto, fez uma homenagem a todos os advogados e advogadas que dedicam a vida aos direitos sociais. Alertou, porém, que a efetivação dessas garantias envolve a busca por igualdade, dignidade e justiça para toda a sociedade.
“Os advogados que atuam nesse campo desempenham papel essencial na promoção dos direitos fundamentais da cidadania e na construção de um ambiente mais inclusivo e solidário (…) Parabéns a todos e a todas as advogadas e advogados que trabalham incansavelmente por essa nova causa”, completou.
Palestra inaugural
A primeira exposição do congresso foi conduzida pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo, Patricia Vanzolini.
Ela tratou do papel da mulher advogada na advocacia, que traz pluralismo para a profissão, e defendeu que empresas e todos os ramos da Justiça devem estar preparados para entender as peculiaridades das mulheres (sejam elas advogadas ou não) e para reconhecer as vulnerabilidades delas (pois são as principais vítimas de assédio, descredibilização, violência política, entre outras agressões).
A programação se estende até as 17h e vai discutir assuntos como blindagem patrimonial; recuperação e falência; e Ministério Público do Trabalho e plataformas digitais (confira detalhes no site da AATSP).
Mesa de abertura
Além dos dirigentes do TRT-2, da AATSP e da OAB-SP, também compuseram a mesa de abertura o diretor da Escola Judicial da 2ª Região, desembargador Alvaro Alves Nôga, a secretária da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, Isabelle Maria Versa, e a advogada representante da Associação dos Advogados de São Paulo, Luciana Pereira de Souza.