Diante da alta demanda identificada na região de Guarulhos-SP e arredores, há cinco anos o TRT da 2ª Região implantou o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) no fórum trabalhista da cidade. Ali ocorrem audiências e sessões de conciliação e mediação de processos trabalhistas em trâmite em qualquer fase ou grau de jurisdição.
Desde então, foram realizadas 16.766 audiências, homologados mais de 5.597 acordos e movimentados R$ 273.476.537,46 na unidade. Auxiliados por servidores conciliadores qualificados, sob a supervisão da juíza coordenadora Andrea Davini, empregados e empregadores podem iniciar tratativas conciliatórias no local.
Além de Guarulhos, este Cejusc-JT é responsável por demandas de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano e Poá. Durante a fase crítica da pandemia de covid-19, o centro migrou as audiências presenciais para o meio virtual e prosseguiu o atendimento de partes e advogados em busca de pacificação social. Hoje, as sessões conciliatórias ocorrem nas modalidades presencial e telepresencial.
Outras regiões
Atualmente, o TRT-2 mantém oito unidades do Cejusc-JT em funcionamento na área de sua jurisdição. São elas: Cejusc-JT – Ruy Barbosa; Cejusc-JT – Leste; Cejusc-JT – Sul; Cejusc-JT – Baixada Santista; Cejusc-JT – ABC; Cejusc-JT – Guarulhos; Cejusc-JT – Barueri; e Cejusc-JT – 2ª Instância, instalado no Ed. Sede, com atuação perante as varas do trabalho em processos tramitando em 2º grau.
Para saber mais sobre o assunto, acesse a área relativa à Conciliação Trabalhista no portal do TRT-2.