Balcão Virtual do TRT-2 registra mais de 13 mil atendimentos desde a inauguração

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Oferecer atendimento para aqueles que não podem ou preferem não se dirigir até uma das 217 varas do TRT-2. Essa é hoje a principal função do Balcão Virtual, serviço criado durante o isolamento imposto pela pandemia de covid-19 e que se mantém como uma boa alternativa para os usuários da 2ª Região.

Desde o início do funcionamento, em março do ano passado, o Balcão Virtual já auxiliou 13.349 pessoas, sendo 6.098 só em 2022*. São advogados, em sua maioria, que recebem, de diferentes partes do país, as mesmas orientações que receberiam caso estivessem presencialmente no balcão da secretaria. A diferença é que a comunicação ocorre por meio de salas virtuais, no Zoom. As principais dúvidas estão relacionadas à distribuição de processos, horários e links de audiência, bloqueio de ativos e expedição de alvarás. 

Apesar da comodidade do atendimento a distância, falhas no áudio e/ou vídeo no equipamento do jurisdicionado podem prejudicar essa comunicação. “Se o advogado relata problema no PJe e o vídeo não está funcionando, ele não consegue espelhar a tela do computador. E nós não podemos ver o que está acontecendo para orientar”, exemplifica Ismael Souza, que integra a equipe de dez servidores do Balcão**. Outra questão que pode interferir é a preferência de algumas pessoas pelo chat da sala em vez do contato por áudio e vídeo (a conversa fica limitada); ou pelo uso do celular  (que não permite o espelhamento de tela), em vez do computador ou laptop.

Para Dulcineia Figueiredo, responsável pela Secretaria do Centro Integrado de Apoio Operacional (Ciao-SP), o Balcão Virtual esgota todas as possibilidades de  atendimento para que o cidadão não precise se deslocar até uma unidade de 1º grau. Em um dia corriqueiro de serviço, por exemplo, mais de 80% dos casos são resolvidos somente com o auxílio virtual. “É por isso que o Balcão conta com elogios e aprovação do público”, explica ela referindo-se à pesquisa de opinião positiva colhida no mês de abril (relembre aqui).

*Dados até maio de 2022
**Além de atender no Balcão Virtual, os servidores realizam serviços internos de secretaria

Saiba mais sobre o Balcão Virtual

O Balcão Virtual é uma plataforma de videoconferência para atendimento a advogados, procuradores, partes em processo e cidadãos em geral. A ferramenta foi oficializada pelo Ato GP nº 14/2021, observando-se a Resolução nº 372 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O recurso pode ser acessado em dias de expediente, das 11h30 às 18h, no menu Contatos > Balcão Virtual (clique aqui). Assim como as audiências e julgamentos a distância, as reuniões ocorrem pela plataforma Zoom, sistema oficial de videochamadas da Justiça do Trabalho.

O servidor designado para o Balcão Virtual presta o primeiro atendimento e, se necessário, pode agendar a continuidade com outros servidores para a complementação. Se o processo estiver em segredo de justiça, o advogado ou a parte precisa comprovar habilitação. 

Vale lembrar que o Balcão Virtual não substitui o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e nem se destina ao contato com os gabinetes de magistrados de 1º e 2º graus. Cabe ao interessado providenciar meios necessários para acesso (celular, computador ou tablet), não sendo de responsabilidade do TRT-2 o fornecimento de suporte técnico.

Dúvidas sobre o Zoom?

É possível tirar dúvidas relacionadas à plataforma Zoom pelo contato telefônico com o Service Desk (11-2898-344). A equipe faz testes simples que verificam o funcionamento de câmeras, áudios e links de audiência das videochamadas. Em caso de insucesso, o usuário é orientado a buscar um técnico pessoal. 

O interessado também pode acessar tutoriais em vídeo e texto produzidos pela Secretaria da Comunicação que abordam as principais questões sobre a ferramenta (confira aqui).