Agora intitulado Lilian Daisy Adilis Ottobrini Costa, o Fórum de Itapecerica da Serra-SP recebeu placa com novo nome nesta segunda-feira (27/5). A breve solenidade foi acompanhada por representantes do Tribunal do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), da procuradoria, advocacia, além de familiares da desembargadora falecida em 23/2/2022.
A iniciativa visa prestigiar a magistrada pelo trabalho realizado na Justiça do Trabalho. A profissional inaugurou a 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCC) de Itapecerica da Serra-SP, atual Vara do Trabalho, ao presidir a primeira audiência havida na unidade em 30 de março de 1979.
Durante a cerimônia, a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho, Alcina Maria Fonseca Beres, contou como conheceu a homenageada e agradeceu a aprovação da sua ideia em honrar a colega. “Tive a oportunidade de conhecer a mãe e mulher Lilian muito antes de saber que ela era juíza do trabalho (…) uma mulher que nunca deixou de lado a atividade dela como mãe e que, como juíza, deixou marcas efetivas no nosso regional.
Emocionada, a filha Adilis Costa lembrou que, na época, não era fácil para uma mulher exercer um cargo de decisão e afirmou que a mãe abriu caminho para outras mulheres. “Tenho certeza que ela está feliz em qualquer lugar que esteja. Meu muito obrigada por essa homenagem (…) Agradeço também a todas as mulheres que optaram por ter uma vida de trabalho e, independentemente da área, por mudar o mundo”, acrescentou.
Representando a Presidência, compareceu a vice-administrativa, desembargadora Maria Elizabeth Mostardo Nunes, que atuou em gabinete vizinho ao de Lilian Costa na 2ª instância, e afirmou sentir-se honrada em participar da cerimônia.
Homenageada
Nascida em São Paulo, em 8/3/1932, Lilian Daisy Adilis Ottobrini Costa atuou como advogada antes de ingressar na magistratura, sendo uma das primeiras mulheres juíza no Estado de São Paulo.
Filha de pai médico e mãe enfermeira, formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica e teve dois filhos. Iniciou a carreira na magistratura em 1962, na capital paulista e, com o objetivo de tornar-se juíza titular, assumiu a JCJ de Ponta Grossa-PR, em 1973. Após, foi juíza titular em Santo André-SP (30/07/1974 a 14/03/1979); Itapecerica da Serra-SP (15/03/1979 a 24/09/1981) e também na capital junto à 33ª Vara do Trabalho (25/09/1981 a 07/10/1986).
Em 1986, foi empossada como desembargadora no TRT-2 onde permaneceu até a aposentadoria em 1995.
Presentes
Além da filha Adilis, compareceram à homenagem Mirian Costa, irmã da homenageada. Pela 2ª Região, participaram também os desembargadores Álvaro Alves Noga e Ricardo Verta Luduvice e a desembargadora Simone Fritschy Louro. Das localidades abrangidas pela jurisdição de Itapecerica da Serra-SP, compareceram Daniel Fukuda, vice-prefeito de São Lourenço da Serra-SP, o advogado da Câmara Municipal de Juquitiba-SP Romildo Andrade de Souza Júnior; e os procuradores de Embu Guaçu Sérgio Fernandes e Danilo Attala.
Saiba mais
O Fórum de Itapecerica da Serra-SP fica localizado na rua Inácio Pereira dos Santos, 80, centro. Atualmente, tramitam cerca de 2.900 processos naquela localidade. Os direitos mais pleiteados no ano passado nas ações foram adicional de insalubridade, horas extras e multa de 40% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. As áreas mais demandadas foram serviços, indústria e comércio.
Veja o álbum de fotos.