CNJ e TJBA lançam manual de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

 

Na tarde dessa quarta-feira (26/4), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) lançaram o “Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

O evento contou com a participação de diversas autoridades e personalidades, dentre as quais, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, a desembargadora Ana Maria Moraes Barbosa Macedo, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, a juíza Eliane Pedroso, integrante da referida Comissão, e a servidora Thays Martinez, chefe em exercício da Seção de Acessibilidade e Inclusão.

O seminário, que foi aberto ao público, teve como objetivo conscientizar sobre a necessidade de inclusão de pessoas autistas e destacou a importância do manual na compreensão do TEA e dos direitos das pessoas com o transtorno. Entre os participantes do evento estava Berenice Piana, idealizadora da primeira Clínica-Escola do Autista do Brasil, que propõe a inclusão humanizada para os autistas no ambiente escolar.

Com linguagem simples e objetiva, o manual traz informações e dicas para ajudar na compreensão sobre o TEA, estimulando a empatia socioinstitucional e contribuindo para a inclusão e acessibilidade de pessoas autistas.

O manual foi elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) criado pela Portaria nº 315/2022 do CNJ, com o objetivo de elaborar materiais de treinamento e orientação de atendimento diante de pessoas com TEA.

Thays Martinez destacou o fato de o evento ter sido, além de informativo, muito impactante sob o aspecto da sensibilização, e que os aprendizados serão de grande relevância para o aperfeiçoamento da atuação da Comissão e contribuirão para que o TRT-2 continue avançando no tema da inclusão de pessoas com deficiência.

Confira as fotos do evento neste link. E acesse o manual aqui.

(Com informações do CNJ)