Para conhecer melhor as necessidades, o perfil e as demandas das pessoas com deficiência que utilizam as instalações do TRT da 2ª Região, o órgão realizará no mês de agosto uma pesquisa inédita sobre acessibilidade e inclusão. O 1º Censo da Pessoa com Deficiência será entre os dias 1º e 25/8 e poderá ser respondido por advogados(as), partes em processos trabalhistas, frequentadores(as) das dependências do Tribunal, além de prestadores(as) de serviço e terceirizados(as).
A pesquisa é anônima e as respostas serão analisadas em conjunto, não sendo possível a identificação e a individualização das informações colhidas. Na data de início do levantamento, será disponibilizado link para o formulário com as questões sobre o tema. Esse acesso também poderá ser obtido por meio da leitura de QR Code em cartazes que serão afixados nas unidades do Regional.
Os pontos abordados serão instalações físicas, prédios, mobiliário, tecnologia, comunicação, além de um bloco sobre perfil sociodemográfico. O objetivo final é que as pessoas com deficiência conheçam seus direitos e recebam apoio adequado para se desenvolver profissionalmente. Também que políticas institucionais de acessibilidade, inclusão e diversidade possam ser promovidas de forma mais efetiva na Justiça do Trabalho de São Paulo.